domingo, 24 de abril de 2011

Semana SANTA?



O fato de comer carne na sexta-feira Santa não vai levar ou não alguém para o inferno.
 Deus não vai me amar menos por isso, pelo menos o Deus em que EU acredito não. 
Comer peixe não apaga o que você faz o ano inteiro. Isso de ser gentil e contido APENAS na época de semana santa e Natal não é ser respeitoso, é ser hipócrita.
debati esse assunto com pessoas muito religiosas e já falaram o que elas acreditam ser o motivo da tradição.
EU acho que o peixe sofre mais... Ele não morre na hora, na maioria das vezes, ele fica lá se debatendo fora da água até sabe lá quando. 
*Me da agonia só de pensar no sofrimento dele. :/*


Antes que me julguem Atéia, saibam que eu fiz primeira comunhão, crisma, estudei em escola católica. Mas minha religião é Deus, não acredito na igreja.
Sei o real significado da data, o que acreditam ser o motivo de comer peixe e o resultado de pesquisas que eu fiz sobre o assunto, quando me questionei se essa restrição alimentar tem fundamento.
O que achei foi mais coisas que me afastam de seguir essa religião.


1 - Não há nenhuma escritura sagrada que proíba o consumo de outro tipo de carne nessa época do ano.
2 -  No final do século XV e inicio do XVI,  o Vaticano financia boa parte das expedições marítimas. E foi nessa época que começou a pressão da Igreja em decretar que em reconhecimento ao sofrimento de Jesus Cristo, os fieis não poderia consumir carne 'vermelha' no período da Quaresma.  E como o Vaticano era dono da maior frota de caravelas para pesca, visando aumentar os lucros, eles fizeram essa proibição. Dizendo que quem seguisse a risca, seria perdoado.
Com isso, as vendas do bacalhau explodiram, na classe popular européia, por ser nutritivo e barato (pelo menos naquela época). A classe nobre e rica, continuaram consumindo faisões. 
Durante séculos, o consumo de bacalhau era feito por pobres. No Brasil, o consumo aumentou após a chegada da corte portuguesa. 


Esperto esses padres, não? 


No mais... Feliz Páscoa!


que estejam em paz, consigo e com o mundo,
que se comerem ovos de chocolate, que ele venha com surpresinha,
que nos 'amanhãs', todos continuem cheios de gentileza e respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário